Qual a função de uma assessoria jurídica para empresas?

assessoria jurídica para empresas

O serviço da assessoria jurídica para empresas tem uma abordagem bastante multifacetada, sendo ele responsável por agir de forma corretiva e preventiva perante às demandas jurídicas. Continue lendo este artigo Focesi a fim de compreender melhor as duas vias de atuação dessa assessoria.

A assessoria jurídica para empresas

A assessoria jurídica para empresas é primordialmente um serviço de grande relevância para organizações dos mais diversos tamanhos. Além disso, ela oferece como resultado de seus serviços a segurança da conformidade com a lei. A fim de alcançar tal objetivo, utilizam-se duas vias, como mencionou-se anteriormente:

  • Via Preventiva: Nessa abordagem, a assessoria jurídica oferece orientações sobre estratégias, estuda a atual constituição da empresa e identifica possíveis riscos internos. Este estudo interno oferece a oportunidade da tomada de decisões imediatas;
  • Via Corretiva: Esse tipo de assessoria também pode envolver a protocolização de demandas jurídicas quando necessário, ou mesmo a defesa da empresa perante acusações.

Com foco na iniciativa preventiva que é a principal da assessoria jurídica para empresas, os profissionais do Direito ocuparão o cargo estratégico de auxiliar todos os setores da empresa a se manter condizentes com a legislação, realizando em sua rotina tarefas como:

  • Revisar, monitorar e desenvolver contratos;
  • Orientar atividades internas a fim de garantir concordância legal;
  • Assessorar em questões atreladas ao Direito Tributário, Trabalhista, Empresarial, Negocial, Contratual e em alguns casos, ambiental.

O que sua empresa ganha ao contratar uma assessoria jurídica?

Confira em seguida alguns benefícios diretamente atrelados à contratação de uma assessoria jurídica para empresas:

  1. Segurança Jurídica: O primeiro e mais evidente benefício da contratação da assessoria é a segurança jurídica, dada a atenção às obrigações legais e aos direitos que a empresa possui;
  2. Planejamento interno: Com uma visão interna mais clara, a assessoria jurídica também existe com o intuito de ajudar no planejamento interno, uma vez que irá inserir na rotina da organização a atenção plena às responsabilidades legais e suas respectivas rotinas;
  3. Prevenção de demandas jurídicas: Por conta da iniciativa preventiva, é possível reduzir as demandas jurídicas que a empresa enfrenta, garantindo maior estabilidade à marca e reduzindo surpresas com gastos que não foram previstos;
  4. Redução de Custos: Ao evitar demandas jurídicas, é possível reduzir custos processuais, assim como multas ou indenizações relacionadas a processos.

Converse com a Focesi e saiba mais sobre a Assessoria Jurídica

A Focesi oferece uma série de soluções perfeitamente alinhadas com as necessidades de sua empresa, como por exemplo a assessoria jurídica, debatida neste artigo. 

Entre em contato conosco para obter a ajuda de profissionais especializados! Clique aqui para solicitar um orçamento de assessoria jurídica para empresas.

Continue navegando por nosso blog Focesi para acessar mais artigos como este.